quinta-feira, 11 de março de 2010

Trabalhadores em educação em greve fazem manifestação em frente à Seduc



Escrito por AI - SINTERO/RO Qui, 11 de Março de 2010 16:19


EDUCAÇÃO: O prédio onde funciona a Secretaria de Estado da Educação, no centro de Porto Velho, foi o alvo das manifestações no primeiro dia de greve dos trabalhadores em educação de Rondônia.
A greve foi aprovada em assembleia geral estadual, realizada no dia 08 de março na sede do Sintero, em Porto Velho, e nas sedes das Regionais, no interior.
Na Capital a paralisação atingiu quase todas as escolas. Algumas paralisaram totalmente as atividades, como as escolas Carmela Dutra, Branca de Neve, São Sebastião, Nações Unidas, Rio Branco, John Kennedy, Murilo Braga, Vicente Salazar e 4 de Janeiro; enquanto outras funcionam precariamente apenas com alguns professores emergenciais.
A direção do Sintero ainda está fazendo um levantamento para ter um panorama da greve em todo o Estado.
Os profissionais da educação do Estado cobram o atendimento das reivindicações contidas em uma pauta entregue ao governo ainda em dezembro de 2010.
Entre outros itens, a categoria reivindica reposição de perdas salariais, aumento do valor do auxílio saúde, retorno do auxílio saúde aos servidores aposentados, a implantação de um plano estadual de educação, o cumprimento da Lei do Plano de Carreira, e ticket alimentação.
Os trabalhadores em educação do Estado de Rondônia estão com perdas salariais acumuladas em mais de 40%. Só na gestão do governador Ivo Cassol, iniciada em janeiro de 2003, as perdas acumuladas chegam a 25%.
O governo ofereceu 4,5% de aumento salarial, proposta que foi rejeitada pela unanimidade da categoria em assembleia.
Manifestação
Neste primeiro dia de greve os trabalhadores em educação da Capital se reuniram na sede do Sintero, de onde saíram em passeata pelas ruas do centro da cidade.
Após percorrer o centro comercial de Porto Velho, a manifestação se concentrou em frente o prédio da Seduc.
Com faixas, cartazes, apitos e um caminhão de som, os grevistas buscaram chamar à atenção da sociedade e da secretária Marli Caúla para o caos em que se encontra a educação no Estado de Rondônia.
Segundo a diretoria do Sintero, as manifestações serão intensificadas nos próximos dias, com a chegada de caravanas do interior.
PRIMEIRO DIA DE GREVE:O primeiro dia de greve dos trabalhadores em educação de Rondônia foi um sucesso, pois atingiu todo o Estado. A avaliação é da direção do Sintero, que na tarde desta quinta-feira divulgou o primeiro balanço da paralisação.
Segundo a presidente do Sintero, Claudir Mata, houve paralisação nas escolas estaduais em todos os municípios. Em alguns a paralisação foi total, enquanto que em outros a greve foi parcial.
Além da manifestação realizada em frente à Seduc, em Porto Velho, houve atos públicos em várias regionais, no interior.
O Sintero informou que a paralisação será reforçada nesta sexta-feira com a ampliação das visitas às escolas, e na próxima semana, com a formação de caravanas do interior para as manifestações em Porto Velho.
Os trabalhadores em educação reivindicam reposição de perdas salariais, aumento do valor do auxílio saúde, retorno do auxílio saúde aos aposentados, elaboração e implantação de um Plano Estadual de Educação e cumprimento da Lei do Plano de Carreira da Educação.
Veja como foi a paralisação em todo o Estado nesta quinta-feira:
Regional Norte (Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã D'Oeste): 60% parado. Manifestação pelas ruas e assembléia na SEDUC
Regional Mamoré (Guajará-Mirim e Nova Mamoré): Concentração no Sintero e assembléia a tarde
Regional Estanho(Ariquemes, Alto Paraíso, Rio Crespo, Campo Novo de Rondônia Monte Negro,Cacaulândia, Machadinho D´oeste, Buritis, Cujubim): Assembléia e manifestação até a SEDUC
Regional Centro I (Jaru, Theobroma, Gov. Jorge Teixeira e Vale do Anari): Concentração e assembléia no Sintero – 70% parado
Regional Centro II (Ouro Preto, Vale do Paraíso, Urupá, Mirante da Serra, Teixeirópolis): Concentração e assembléia no Sintero - 85% parado (Urupá 100% parado)
Regional Rio Machado (Ji-Paraná.): Manifestação até a SEDUC – 50% parado
Regional Guaporé (Presidente Médici, Costa Marques, São Miguel, Seringueiras, Alvorada D´oeste, São Francisco do Guaporé): Concentração e assembléia no Sintero – 50% parado
Regional Café (Cacoal, Ministro Andreazza): Concentração no Sintero - 85% Parado
Regional Apidia (Pimenta Bueno, Espigão D´oeste, Parecis, Primavera de Rondônia, São Felipe): Concentração e assembléia no Sintero – 60% parado
Regional da Mata (Rolim de Moura, Santa Luzia D´oeste, Alta Floresta D´oeste, Nova Brasilândia D´oeste, Novo Horizonte, Castanheiras, Alto Alegre dos Parecis): Concentração e assembléia no Sintero de Rolim de Moura e manifestação – 95% parado (Alta Floresta, Alto Alegre, Santa Luzia e Nova Brasilandia estão parados)
Regional Cone Sul (Vilhena, Colorado D´oeste, Cerejeiras, Cabixi, Corumbiara, Chupinguaia, Pimenteiras): Concentração e assembléia em praça pública – 80% parado (Colorado e Cerejeiras estão parados)
Todas as regionais formaram comando de greve e estão visitando escolas.

Nenhum comentário: