domingo, 26 de outubro de 2008

O sonho



COMPANHEIROS PARTICIPEM DESTE SONHO E ARTICULEM AS AÇÕES PARA QUE ELE VENHA SER UMA REALIDADE.

Discutirmos nossa realidade em quanto profissional de história do Estado de Rondônia, refletirmos sobre o presente e o futuro de nossa categoria, se faz necessário e já se tornou imperioso que isto se der. Por tudo isto, conclamamos aos profissionais de história de nosso Estado a divulgarem esta idéia, e a contribuírem para que este sonho se torne realidade.
Ao pensarmos esta associação dos professores de história do Estado de Rondônia, nada mais óbvio do que pensarmos em conquistas trabalhistas e jurídicas da categoria. Mas a APROHISTRO ou APHR não deverá se limitar apenas a lutas salariais.
O repensar da formação do professor de história do Estado de Rondônia nasce no bojo das bandeiras da Associação dos Professores de História (APROHISTRO ou APHR), e a valorização da categoria passa pela atualização e capacitação de velhos companheiros e pelo repensar da formação de novos professores de História. Para isto se faz necessário discutirmos com a universidade o fim da dicotomia que há no curso de graduação de história: de um lado o bacharelado, e do outro a licenciatura. Como se tivesse um curso inferior e outro superior instrumentalizando de forma combinada para perpetuar o ranço acadêmico onde se enfatizam a máxima conservadora “Quem sabe faz, quem não sabe ensina”. Infelizmente, a situação consegue ser ainda mais lamentável, pois o fosso entre Bacharelado e Licenciatura é tão grande que o graduado, inserido no mercado de trabalho, acaba por reproduzir na sua sala de aula, não o que aprendeu no Bacharelado, mas sim, o que vira nos bancos escolares, quando era ainda estudante colegial, e/ou limita-se ao livro didático. Desta forma revela o baixo nível do curso de História de nossas Universidades que finda produzindo péssimos profissionais, os licenciando não estão abeis a produzirem historiografia por não terem a metodologia, e o bacharéis não pode ensinar por não terem didática. Refletir sobre a formação do profissional de História demanda debater sobre as diretrizes, as estratégias, o perfil do profissional que é formado em nossas Universidades. O futuro da profissão passa por ai, tudo isto só será possível com a criação da Associação de professores de história do Estado de Rondônia.

Nenhum comentário: