segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Comemorações do dia do servidor público em Rondônia


Eventos em Rondônia marcam Dia do Servidor Público.

Nesta terça-feira, 28, quando é comemorado o Dia do Servidor Público, terá o servidor do Estado de Rondônia alguma coisa para comemorar? Derrotas, decepções, humilhações, desrespeito, um baixo salário e a perca do orgulho profissional. Principalmente os professores da Seduc. Mas, será que o funcionário público se contenta com muito pouco? Será que um dia de folga e uma mensagem no rádio ou na TV lhe basta como reconhecimento de sua importância encanto profissional do serviço público no Estado de Rondônia, no seu município ou em algum órgão da união.
No final de semana ocorreram festas realizadas por entidades sindicais, que reuniram servidores com suas famílias. Na programação os ingredientes foram forró e muito agito que fizeram os homenageados entrar no salão e cair no ritmo é por um instante esquecer a verdadeira realidade em que estão inseridos.
Houve um evento esportivo no Estádio Aloísio Ferreira, na Capital: um torneio de futebol que contou com a participação de várias equipes formadas por servidores e convidados.
O Dia do Servidor é oficialmente amanhã, mas a comemoração em Rondônia começou na sexta-feira, e só deve acabar na quarta, quando todos os órgãos voltam a ter expediente normal.
Servidor público é todo aquele que toma posse de um cargo público, seja municipal, estadual ou federal. Esse cargo é criado e protegido por lei e tem vencimento pago pelos cofres públicos do Município, Estado ou união.
Desde 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - Lei 8.112, de 11.12.1990 - a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor. Este cargo é, em geral, preenchido por meio de concurso público.
Os servidores públicos têm seus deveres e direitos definidos e estabelecidos na Constituição da República e se encontram nos estatutos das entidades estatais e autárquicas. Logo nenhum servidor dever se acovardar e deixar que lhe retirem seus direitos, Se é servidor público e cumpre os seus deveres, não deve abdicar dos seus direitos. Só assim poderemos ter um dia do servidor público onde teremos motivos de comemoramos.

Nenhum comentário: