terça-feira, 16 de agosto de 2011

Notícias


15/08/2011 Mossoró

Frei Betto se solidariza com luta dos trabalhadores em educação

O escritor Frei Betto foi um dos palestrantes da 7ª Feira do Livro, realizada na semana passada em Mossoró. Em sua explanação Frei Betto, falou sobre vários temas como greve, ditadura, política, mídia e drogas.

Durante a palestra, um momento foi dedicado à crise pela qual passa a educação. Muitos professores participaram do evento e tiveram a oportunidade de se expressar. O primeiro representante foi o coordenador geral Sinte-RN, professor Rômulo Arnaud. Ele expôs a situação pela qual passa a categoria ressaltando a desvalorização e descaso por parte do Governo do Estado.

“Que país e este que ojeriza uma profissão como a de professor?” questionou Rômulo arrancando aplausos da platéia. Diante da manifestação do público, Frei Betto emendou: “Fica fácil responder depois de uma reação como essa”, e disparou: “Isso se chama desqualificação do magistério. Faz parte do capitalismo e da forma como está se encaminhando a educação no Brasil: será como nos Estados Unidos, privilégio para poucos”.

No Circo da Luz, uma comissão de professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se fez presente, assim como um grupo de estudantes que exibiam uma faixa com a seguinte frase: “A Uern vai acabar se a gente não lutar”. Diante destas manifestações Frei Betto se expressou com admiração e se solidarizou com a categoria, ressaltando que é necessária uma ação mais marcante por parte dos estudantes. Segundo ele, os movimentos estudantis têm um papel importante na luta por uma educação de qualidade. Além disso, pediu aos jovens que se unissem em prol desta causa.

Com informações de Sayonara Amorim da redação do Jornal Gazeta do Oeste

http://www.sintern.org.br/noticias/visualizar/1172