segunda-feira, 12 de abril de 2010

A greve da Educação em Rondônia continua




A possibilidade de se conseguir mais vitórias além do 4%, dos R$ 200,00 e dos 2% por cada ano de progressão é quase nenhuma, mas as regionais do sindicato dos trabalhadores em educação do Estado de Rondônia optaram por continuar na greve , aqui em Porto Velho houve empate, metade votaram pela continuação e metade votaram pelo fim do movimento, estes últimos acreditavam que esta greve chegaria ao fim hoje,Todos já sairiam com vitória, até mesmo os servidores de apoio. Já o primeiro grupo que votou na continuação da greve confia na tenacidade da classe, e na histórica força do professor do interior.

No meu ponto de vista esta greve esta sendo vitoriosa em muitos pontos. Após 13 anos foi a primeira vez que 80% dos profissionais da educação pararam em todo o Estado, Até mesmo escolas que tem um histórico de pelegismo pararam, não foram 50% dos professores destas escolas que pararam, mas pararam alguns, e isto já incomodou. Mas agora e diferente, muitos estão cansados, endividados e até doentes, Não seria racional paramos para reunirmos forças para uma nova batalha? Espero que os bravos e aguerridos companheiros do interior sustente o movimento. Já que optaram pela continuidade.

É bom lembra que os professores que voltarem à sala de aula, será tachado de covardes pelos que ficarem, e de traidores pelos pelegos que iram encontrar em suas unidades escolares. Mas eu vos pergunto como covarde? Traidores do que? Ou de quem? É um caso de pobreza política e de pobreza de espírito rotular o professor que vai a greve de traidor ou o professor que optar por retorna a sala de aula de covarde. Cada um está inserido em um contexto econômico que muitas vezes os obrigam agir de formar que não condiz com sua vontade. Nós que optamos pelo retorno as aulas voltaremos de cabeça erguida para nossas escolas porque lutamos por respeito e dignidade. Não estaremos saindo do movimento por não acreditarmos na vitória, mas por motivos superiores a nossa vontade.

Prof. Cícero

2 comentários:

Unknown disse...

sou funcionaria trabalho há 22anos não concordo em voltar agora pra sala de aula ,mesmo porque estamos perto da vitória não e justo nadar e nadar e morrer na práia , digo, vomos lutar pelos nossos direitos não estamos fazendo nada de erredo apenas queremos ser respeitados; não podemos deixarq nos tire.o q nos resta ; q é lutar enquanto tiver 50% e + 1 eu estarei la .força companheiros vomos lutar estamos perto da chegada ,

Unknown disse...

Palhaçada! vcs voltam e ainda dizem que valeu a pena! oq vcs conseguiram?nada além do que foi apresentado no início e na reunião feita com aqueles professores que foram lá.Ficaram quase um mes parado e na hora de continuar decidem pelo fim.Vcs da capital são um bando de frouxos e ainda publicam artigo falando que voltam de cabeça erguida,mas vou dizer uma coisa,para professores que escrevem com esse monte de erros de português,realmente o salário está bom,tinham mais é que voltar."iram" com "m" professor é verdadeiro assassinato da língua portuguesa.