domingo, 1 de março de 2009


O número de alunos em classe interfere na aprendizagem?


Sim, mas desde que haja motivação e respeito em sala de aula tanto do lado dos alunos como do lado do professor não interfere. No que se refere ao professor à motivação e passa pela consideração e pelo respeito recebido dos gestores, do corpo técnico, dos alunos, da sociedade e dos poderes públicos constituídos e mantenedores da educação. No nosso caso da EEJBC, seria ser reconhecido e valorizado pela gestão estadual e pela SEDUC-RO. Quando técnicos e gestores das secretárias de educação pelo Brasil a fora querem se redimir e justificar a superlotação nas salas de aulas da rede pública, cita a Coréia como exemplo de que uma sala de aula numerosa não interfere na aprendizagem porque lá naquele país asiático o número de alunos por sala ultrapassa 45 alunos, mas eles se esquecem de falar que lá o professor e visto com respeito pela sociedade e pelo Estado. O professor é visto como uma autoridade por todos, além de ser bem remunerados.